Clube Português de Maxiscooters



Com a chegada do bom tempo, multiplicam-se os “motards” nas estradas. Recentemente aderi às duas rodas com uma “maxiscooter”. Tem sido bastante agradável andar a passear de scooter. A lei que permite a condução de veículos de 2 rodas até 125 cc. por titulares da carta de condução Tipo B, veio fazer com que muitos trocassem as 4 pelas 2 rodas.

Ontem aderi ao Clube Português de Maxiscooters (http://clubeportuguesmaxiscooters.org). Este clube “tem por missão a promoção e desenvolvimento do mototurismo e de outras atividades ligadas às Maxiscooters na prossecução da defesa dos interesses dos seus membros”.

Este clube tem organizado imensos eventos. Um deles, eu que espero participar é o Piquenique CPM (Rota Alentejana) que vai decorrer no dia 5 de maio. O programa deste encontro é o seguinte:

1. Data e hora para a realização do evento e/ou passeio.
Data:   05 de Maio de 2013
Hora: A hora de saída será conforme o local de encontro (ver mais abaixo)...mas a chegada pretende-se que seja no máximo pelas 11:30 horas, pois é a hora a que iniciarão as visitas.

2. Descrição do evento.
Passeio de 1 dia com destino ao parque de merendas situado junto ao Fluviário de Mora (http://www.fluviariomora.pt/) e onde faremos o piquenique.

Local de encontro exacto e percursos a efectuar ao longo do dia: (O Fluviário tem
estacionamento próprio e o parque de merendas é ao lado).

Coordenadas referentes a: Fluviário de Mora

Latitude: 38.956059 ou 38º 57' 22'' N
Longitude: -8.106651 ou 8º 6' 24'' W

Após a chegada de todos os membros ao supra indicado local, poderemos visitar o Fluviário de Mora (Ver em baixo a nota adicional) e depois desta visita, é claro, dirigimo-nos ao parque de merendas situado ao lado deste complexo e onde o patrocinador deste evento (concessionário oficial Honda - Motodiana) fará um sorteio entre todos os inscritos de alguns acessórios ligados às 2 rodas! Enquanto almoçamos, estarão também presentes alguns modelos recentes de maxiscooters desta marca, os quais terão oportunidade de conhecer de perto e até fazer um curto test-drive.

Após o almoço e caso o pessoal esteja com disposição, iremos todos percorrer uma lindíssima estrada (Nacional 2), e em que parte do percurso é feito de forma paralela à Barragem de Montargil. Quem já fez este percurso sabe que é uma estrada perfeita para andar em 2 rodas. 

O passeio irá terminar na localidade de Ponte de Sôr, mais propriamente na sua bela zona ribeirinha e onde podem todos sacar das câmaras fotográficas para encher o fórum de belas imagens!

Depois de sair do Fluviário e até chegar a Ponte de Sôr serão cerca de 43Km de estrada absolutamente imperdíveis e que vos vão fazer regressar novamente com toda a certeza!

3. Custos . Não se inclui despesas de combustível e portagens.
  - Naturalmente aqui os custos serão consoante a vontade de comer e poderão levar o que quiserem: sumos, águas, bebidas energéticas, empadas, rissóis, croquetes, sandes variadas, pizzas, omeletes, bolos, bolachas, frutas...etc
Solicita-se apenas a atenção para deixar o espaço limpo após abandonarmos o local. O CPM também tem a sua vertente ecologista e amiga da natureza, pelo que vamos dar o exemplo a todos os que olharem para nós e connosco se cruzarem nesse dia.

Indo de Vila Real de Santo António, é um passeio de cerca de 300 kms para cada lado! Estou certo que a minha “maxiscooter” SYM Symphony SRT125 aguentará o que será a sua maior viagem num dia – já fez cerca de 250 kms num dia.

Tenho estado bastante entusiasmado com esta iniciativa e, por ser a primeira vez, tenho lido imenso acerca destes encontros. Ao contrário do que se vê (infelizmente) em muitas concentrações motards, existem bastantes regras a cumprir para participar. As que dizem respeito à segurança são as mais importantes. Por exemplo: a velocidade máxima a circular nestes encontros é sempre de 90 Kms/h, mas este valor pode ser mais baixo e é marcado pela moto mais lenta a participar. Existem também regras quanto ao posicionamento de cada moto na coluna em trânsito. Normalmente circula-se em grupos de cerca de 10 veículos, liderados pelo líder de coluna. As motos mais lentas devem seguir logo atrás do líder do grupo. Dentro do grupo, existem sinais para a comunicação.



Aqui ficam as 10 Regras  para conduzir em Grupo

1.    Verificar o estado das motos

Se não conhece todos os membros do grupo, verifique o estado das motos e a situação dos seguros de cada um. Não se trata de "brincar aos polícias", mas deste controle depende a segurança de todos. Se um dos motards se apresentar sem o seguro válido ou com uma moto equipada com pneus lisos, recuse-o. 

2. Prever o itinerário
A fim de melhorar o prazer da viagem, caso não tenha um sistema GPS, obtenha um itinerário detalhado do percurso previsto, com uma fotocópia do mapa das estradas e o percurso assinalado com marcador colorido e um "road-book" em que estejam assinaladas as principais mudanças de direção. Esta folha de papel (formato A4) será metida no saco colocado sobre o reservatório. Mais vale prever com antecedência as paragens da viagem (hotel, restaurantes, visitas...) e comunicar um horário aproximado e as direções destes pontos de encontro para o caso de um dos participantes se perder. Por outro lado, não hesite em parar nos cruzamentos mais importantes. 

3. Enquadrar os novatos

Ajude os novos condutores e coloque-os na coluna entre outras pessoas mais experimentadas. A ordem de partida deve ser respeitada ao longo de todo o trajeto. Evite ultrapassagens salvo em caso de força maior. 

4. Ultrapassar um após o outro

Se a circulação se tornar densa, as ultrapassagens far-se-ão em grupo nos troços da estrada em que a visibilidade for total. No caso contrário, espere que a moto que vai à frente recupere a nova posição antes de começar a ultrapassagem pois, em caso de surpresa, a moto que segue de perto pode muito bem decidir travar para se reabastecer, em vez de tentar a ultrapassagem.

5. Respeitar as distâncias de segurança

Regra número um, não siga a moto que o precede demasiado perto dela. Conserve uma boa distância de segurança, sobretudo se o pavimento estiver húmido. 

6. Antecipar as manobras

No caso de mudança de direção, de paragem ou de uma situação imprevista, não hesite em travar por pequenos toques a fim de fazer acender a sua luz stop e de prevenir os seus seguidores de que se vai passar qualquer coisa. O mesmo se diga para os piscas a ativar antes de cada cruzamento. Por outro lado, é bom assinalar os obstáculos (gravilhas, pedras, terra...) por um movimento com o pé ou levantando o braço se o perigo for real.

7. Vigiar a retaguarda
Para evitar qualquer desmembramento do grupo, cada um deve observar pelo retrovisor os que vêm atrás de si. As motos têm autonomias diferentes e podem ter falta de combustível inesperadamente com um condutor menos atento. Podem dar-se outros incidentes (saída da estrada ou furo) e, nestes casos, se mais ninguém o seguir, faça vários sinais de faróis ao seu predecessor e depois pare num local sem risco, se desejar efetuar meia-volta.

8. Em linha recta, condução em escada

A fim de melhorar as distâncias de segurança e a visibilidade de todos, nas rectas conduza sistematicamente em "escada", isto é, na mesma via uma moto no lado esquerdo, depois outra no direito, depois outra à esquerda e assim sucessivamente. O "leader" deve posicionar-se no lado esquerdo, o que lhe oferece uma maior visibilidade para a frente e para a retaguarda. No caso de travagem de urgência, cada um deverá imperativamente ficar no seu lado, a fim de manter a maior margem de manobra possível.



9. Olhar longe para a frente

Em curva, a fila indiana retoma as regras normais para que cada um possa escolher a trajetória ideal. Um conselho entretanto, não ponha os olhos colados à roda de trás da moto que vai à sua frente. Se o condutor cometer um erro, vai juntar-se a ele na valeta. Conservando o seu campo de visão, concentre-se sobretudo na boa trajetória.


10. Uma boia de salvação: o telefone

Apesar de todos estes cuidados, um dos membros pode perder-se, desaparecer pura e simplesmente na esquina de uma rua ou ficar bloqueado num semáforo encarnado. Nada de pânico, no "road-book" você teve o cuidado de lhe escrever um número de telefone (eventualmente com um respondedor automático de chamadas) onde será suficiente que ele deixe uma mensagem clara, indicando o local do percurso em que esperará a vossa chegada.

Agora só resta esperar pelo dia 5 de maio e disfrutar!

Boas viagens a todos,

Jorge Fernandes

NOTA – textos e imagens retirados do sítio na internet http://clubeportuguesmaxiscooters.org/

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