Clube Português de Maxiscooters
Com a chegada
do bom tempo, multiplicam-se os “motards” nas estradas. Recentemente aderi às
duas rodas com uma “maxiscooter”. Tem sido bastante agradável andar a passear
de scooter. A lei que permite a condução de veículos de 2 rodas até 125 cc. por
titulares da carta de condução Tipo B, veio fazer com que muitos
trocassem as 4 pelas 2 rodas.
Ontem aderi ao Clube
Português de Maxiscooters (http://clubeportuguesmaxiscooters.org).
Este clube “tem por missão a promoção e
desenvolvimento do mototurismo e de outras atividades ligadas às Maxiscooters
na prossecução da defesa dos interesses dos seus membros”.
Este clube tem organizado imensos eventos. Um deles, eu que
espero participar é o Piquenique CPM
(Rota Alentejana) que vai decorrer no dia 5 de maio. O programa deste
encontro é o seguinte:
1. Data
e hora para a realização do evento e/ou passeio.
Data: 05 de Maio de 2013
Data: 05 de Maio de 2013
Hora: A hora de saída será
conforme o local de encontro (ver mais abaixo)...mas a chegada pretende-se que seja no máximo pelas 11:30 horas, pois
é a hora a que iniciarão as visitas.
2. Descrição do evento.
Passeio de 1 dia com destino
ao parque de merendas situado junto ao Fluviário de Mora (http://www.fluviariomora.pt/) e onde faremos o piquenique.
Local de
encontro exacto e percursos a efectuar ao longo do dia: (O Fluviário tem
estacionamento
próprio e o parque de merendas é ao lado).
Coordenadas
referentes a: Fluviário de Mora
Latitude: 38.956059 ou 38º 57' 22'' N
Longitude:
-8.106651 ou 8º 6' 24'' W
Após a chegada de todos os membros ao supra indicado local, poderemos visitar o Fluviário de Mora (Ver em baixo a nota adicional) e depois desta visita, é claro, dirigimo-nos ao parque de merendas situado ao lado deste complexo e onde o patrocinador deste evento (concessionário oficial Honda - Motodiana) fará um sorteio entre todos os inscritos de alguns acessórios ligados às 2 rodas! Enquanto almoçamos, estarão também presentes alguns modelos recentes de maxiscooters desta marca, os quais terão oportunidade de conhecer de perto e até fazer um curto test-drive.
Após o almoço e caso o pessoal esteja com disposição, iremos todos percorrer uma lindíssima estrada (Nacional 2), e em que parte do percurso é feito de forma paralela à Barragem de Montargil. Quem já fez este percurso sabe que é uma estrada perfeita para andar em 2 rodas.
O passeio irá terminar na localidade de Ponte de Sôr, mais propriamente na sua bela zona ribeirinha e onde podem todos sacar das câmaras fotográficas para encher o fórum de belas imagens!
Depois de sair do Fluviário e até chegar a Ponte de Sôr serão cerca de 43Km de estrada absolutamente imperdíveis e que vos vão fazer regressar novamente com toda a certeza!
3. Custos . Não se inclui despesas de combustível e portagens.
- Naturalmente aqui os custos serão consoante a vontade de comer e poderão levar o que quiserem: sumos, águas, bebidas energéticas, empadas, rissóis, croquetes, sandes variadas, pizzas, omeletes, bolos, bolachas, frutas...etc
Solicita-se apenas a atenção para deixar o espaço limpo após abandonarmos o local. O CPM também tem a sua vertente ecologista e amiga da natureza, pelo que vamos dar o exemplo a todos os que olharem para nós e connosco se cruzarem nesse dia.
Indo de Vila Real de Santo António, é um passeio de cerca de
300 kms para cada lado! Estou certo que a minha “maxiscooter” SYM Symphony
SRT125 aguentará o que será a sua maior viagem num dia – já fez cerca de 250
kms num dia.
Tenho estado bastante entusiasmado com esta iniciativa e,
por ser a primeira vez, tenho lido imenso acerca destes encontros. Ao contrário
do que se vê (infelizmente) em muitas concentrações motards, existem bastantes
regras a cumprir para participar. As que dizem respeito à segurança são as mais
importantes. Por exemplo: a velocidade máxima a circular nestes encontros é
sempre de 90 Kms/h, mas este valor pode ser mais baixo e é marcado pela moto
mais lenta a participar. Existem também regras quanto ao posicionamento de cada
moto na coluna em trânsito. Normalmente circula-se em grupos de cerca de 10
veículos, liderados pelo líder de coluna. As motos mais lentas devem seguir
logo atrás do líder do grupo. Dentro do grupo, existem sinais para a comunicação.
Aqui ficam as 10
Regras para conduzir em Grupo
1.
Verificar
o estado das motos
Se não conhece todos os membros do grupo, verifique o estado das motos e a situação dos seguros de cada um. Não se trata de "brincar aos polícias", mas deste controle depende a segurança de todos. Se um dos motards se apresentar sem o seguro válido ou com uma moto equipada com pneus lisos, recuse-o.
2. Prever o itinerário
A fim de melhorar o prazer da
viagem, caso não tenha um sistema GPS, obtenha um itinerário detalhado do
percurso previsto, com uma fotocópia do mapa das estradas e o percurso
assinalado com marcador colorido e um "road-book" em que estejam
assinaladas as principais mudanças de direção. Esta folha de papel (formato A4)
será metida no saco colocado sobre o reservatório. Mais vale prever com
antecedência as paragens da viagem (hotel, restaurantes, visitas...) e
comunicar um horário aproximado e as direções destes pontos de encontro para o
caso de um dos participantes se perder. Por outro lado, não hesite em parar nos
cruzamentos mais importantes.
3. Enquadrar os novatos
Ajude os novos condutores e
coloque-os na coluna entre outras pessoas mais experimentadas. A ordem de
partida deve ser respeitada ao longo de todo o trajeto. Evite ultrapassagens
salvo em caso de força maior.
4. Ultrapassar um após o outro
Se a circulação se tornar densa, as ultrapassagens far-se-ão em grupo nos troços da estrada em que a visibilidade for total. No caso contrário, espere que a moto que vai à frente recupere a nova posição antes de começar a ultrapassagem pois, em caso de surpresa, a moto que segue de perto pode muito bem decidir travar para se reabastecer, em vez de tentar a ultrapassagem.
5. Respeitar as distâncias de segurança
Regra número um, não siga a moto que o precede demasiado perto dela. Conserve uma boa distância de segurança, sobretudo se o pavimento estiver húmido.
6. Antecipar as manobras
No caso de mudança de direção, de paragem ou de uma situação imprevista, não hesite em travar por pequenos toques a fim de fazer acender a sua luz stop e de prevenir os seus seguidores de que se vai passar qualquer coisa. O mesmo se diga para os piscas a ativar antes de cada cruzamento. Por outro lado, é bom assinalar os obstáculos (gravilhas, pedras, terra...) por um movimento com o pé ou levantando o braço se o perigo for real.
7. Vigiar a retaguarda
Para evitar qualquer
desmembramento do grupo, cada um deve observar pelo retrovisor os que vêm atrás
de si. As motos têm autonomias diferentes e podem ter falta de combustível
inesperadamente com um condutor menos atento. Podem dar-se outros incidentes
(saída da estrada ou furo) e, nestes casos, se mais ninguém o seguir, faça
vários sinais de faróis ao seu predecessor e depois pare num local sem risco,
se desejar efetuar meia-volta.
8. Em linha recta, condução em escada
A fim de melhorar as distâncias de segurança e a visibilidade de todos, nas rectas conduza sistematicamente em "escada", isto é, na mesma via uma moto no lado esquerdo, depois outra no direito, depois outra à esquerda e assim sucessivamente. O "leader" deve posicionar-se no lado esquerdo, o que lhe oferece uma maior visibilidade para a frente e para a retaguarda. No caso de travagem de urgência, cada um deverá imperativamente ficar no seu lado, a fim de manter a maior margem de manobra possível.
9. Olhar longe para a frente
Em curva, a fila indiana retoma as regras normais para que cada um possa escolher a trajetória ideal. Um conselho entretanto, não ponha os olhos colados à roda de trás da moto que vai à sua frente. Se o condutor cometer um erro, vai juntar-se a ele na valeta. Conservando o seu campo de visão, concentre-se sobretudo na boa trajetória.
10. Uma boia de salvação: o telefone
Apesar de todos estes cuidados, um dos membros pode perder-se, desaparecer pura e simplesmente na esquina de uma rua ou ficar bloqueado num semáforo encarnado. Nada de pânico, no "road-book" você teve o cuidado de lhe escrever um número de telefone (eventualmente com um respondedor automático de chamadas) onde será suficiente que ele deixe uma mensagem clara, indicando o local do percurso em que esperará a vossa chegada.
Agora só resta esperar pelo dia 5
de maio e disfrutar!
Boas viagens a todos,
Jorge Fernandes
NOTA – textos e imagens retirados do sítio na
internet http://clubeportuguesmaxiscooters.org/
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