Aeroporto de Faro

O Aeroporto de Faro, tem recebido, nos últimos tempos e também em consequência dos estragos causados pelo mau tempo há algum tempo atrás, obras de renovação e beneficiação que há muito eram necessárias. Não há qualquer dúvida que as obras de modernização estão a dar ar mais atual ao Aeroporto que serve de porta de entrada a milhares de pessoas anualmente, no nosso país e na nossa região em particular.

Como bem sabem, a minha profissão atual é motorista de autocarros de turismo. Nos últimos dias fui várias vezes ao Aeroporto de faro, levar e trazer clientes, não só para Portugal como para a nossa vizinha Espanha.

Tenho no entanto um defeito a apontar a estas obras de modernização do Aeroporto de Faro. O estacionamento dos Autocarros de Turismo está demasiado longe do terminal de Chegadas e para lá chegar, os clientes cumprem uma autêntica chicana para lá chegar. Saem do terminal, atravessam o estacionamento das carrinhas de turismo, contornam dois passeios e depois entram num outro, com a distância de uns 50 metros que faz um V autêntico. Esta última etapa é feita num passeio com gradeamento que se tem revelado algo incomodativo porque a largura do passeio não parece ser a melhor para se circular com os trolleys de bagagens. Todo este trajeto, de uns 150 metros, é feito sem qualquer proteção para os efeitos climatéricos. Ao sol e à chuva...

Uma vez chegados ao estacionamento, a proteção climatérica continua totalmente inexistente!

Por outro lado, os Táxis, têm um estacionamento bastante melhor e... ao lado do Terminal de Chegadas. Desde que saem da porta do terminal até ao Táxis, os passageiros andam, na pior das hipóteses, 50 metros... Deste 50 metros, apenas uns trinta não têm qualquer proteção atmosférica. O estacionamento dos táxis é coberto!!!

É sabido que a grande maioria dos passageiros que chegam a Faro de avião, viajam em voos charter, contratados por alguma das inúmeras agências de viagens a operar no Aeroporto de Faro, o que torna ainda mais grave esta situação. Um autocarro pode transportar o mesmo número de passageiros que 13 táxis...

É, no mínimo, estranha esta dualidade de critérios com que a ANA - Aeroportos de Portugal trata os táxis e os autocarros turísticos. O lobby dos táxis é bastante mais forte que o inexistente lobby dos autocarros.

Acabo de colocar uma reclamação no sítio da internet da ANA - Aeroportos de Portugal que a seguir transcrevo:

Exmos. Senhores,

É uma vergonha que o estacionamento dos Autocarros Turísticos esteja tão longe do terminal de chegadas e sem quaisquer condições de proteção climatérica. Para passageiros com mobilidade diminuída (não reduzida), é custoso atravessar o estacionamento das carrinhas turísticas e num labirinto, chegar ao estacionamento dos autocarros turísticos. Uma vez lá chegados, não existe qualquer tipo de proteção contra o sol e a chuva. Simplesmente vergonhoso para um aeroporto que deseja servir uma região turística.

O lobby dos táxis, por seu lado, tem um excelente espaço para os seus passageiros. A conclusão a tirar desta diferença de tratamento, é que a ANA não valoriza o transporte turístico em autocarro.

Vou esperar pacientemente a resposta da ANA a esta situação.

Jorge Fernandes

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Incêndio em autocarro

Terça feira, 29 de Março de 2011