Estaleiros Naval de Viana do Castelo

O país, e os trabalhadores, souberam ontem pela comunicação social, que o excelente negócio feito por Aguiar Branco, ministro da Defesa Nacional, enviará 618 trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo para o desemprego.

Vamos aos detalhes... O "governo" português fechou mais um excelente negócio - à imagem do negócio do BPN, vendido aos angolanos por 40 milhões de euros (menos que muitos jogadores de futebol). Neste "negócio", o estado português assume o despedimento de TODOS OS TRABALHADORES, num custo estimado em 30 milhões de euros para todos nós. Os mais "puros" no pensamento pensarão, se gasta 30 milhões no despedimento colectivo de 618 trabalhadores, o "negócio" renderá pelos menos 30,001 milhões de euros, ou então é um péssimo "negócio". Pois bem, o estado português, fechou um "negócio" de sub-concessão dos ENVC, pelo astronómico valor de 7,5 milhões de euros.... UM QUARTO DO VALOR QUE VAI TER QUE PAGAR SÓ NO DESPEDIMENTO COLECTIVO - EXCELENTE "NEGÓCIO".

Mas a desgraça não acaba aqui. O novo proprietário, como contrapartida, apenas se comprometeu a entrevistar 400 dos 618 trabalhadores. Comprometeu-se a entrevistar, não a contratar!!!!

Vamos lá fazer mais umas contas para demonstrar a excelência do "negócio". Se ao prejuízo de 22,5 milhões de euros relacionados com o despedimento colectivo, adicionar-mos os valores dos subsídios de desemprego.... Contas simples: imaginemos que cada um destes 618 fica 1 só mês no desemprego. Se continuarmos na área da imaginação e atribuirmos a cada um deles um valor de subsídio de desemprego equivalente ao ordenado mínimo (485 euros), teremos que adicionar ao excelente negócio, um prejuízo adicional de 299730 euros.... APENAS EM UM MÊS.... Como a situação do emprego em Portugal está uma merda, teremos que, infelizmente, multiplicar esse valor por muitos mais meses...

Agora lanço um desafio aos economistas deste país e desta terra. Expliquem-me, como se eu fosse mesmo muito burro, qual o ponto positivo deste excelente "negócio"... É mais fácil ser poeta nestes tempos....

Ai Portugal, Portugal.... a que merda de gente estás tu entregue!!!!!

Depois dos submarinos, do BPN e BPP, temos os ENVC....

Jorge Fernandes

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Incêndio em autocarro

Terça feira, 29 de Março de 2011