Fraude na NET

Se por acaso quiser fazer algum negócio na internet, no OLX ou CustoJusto, por exemplo, e receber um email de um artista que diz chamar-se João André Varatojo Vieira,  e com o email joaoandrevaratojo88@gmail.com, CUIDADO porque é BURLA. As empresas acima citadas não têm qualquer culpa na burla.

Este artista, após contactado por um possível comprador envia o seguinte texto por email:

"Olá,

O iMac A1418 está como novo em perfeito estado, usado muito pouco.
Ofereço caixa original e todos os acessórios incluídos. O preço do produto é 600€.
No momento em que eu trabalho em Madrid (Espanha) e eu tenho o produto aqui comigo.
Eu posso enviar com FedEx Express em todo o país e eu vou pagar por todos os impostos.
O pagamento será feito na entrega com um método seguro.
Na entrega você pode testar o produto antes de pagar por ele.
Você é o primeiro comprador que eu respondo, então se você quiser comprar o meu produto entre em contato comigo o mais breve possível.
Vou esperar pela sua resposta.

Com os melhores cumprimentos,

João"

Porque já faço negócios na internet há bastante tempo, respondi o seguinte:

"João,
Eu trabalho numa empresa de Madrid e vou estar aí a próxima semana completa.
Dá-me o teu contacto telefónico e fazemos o negócio em mão.
Obrigado"

A resposta, esperada foi a seguinte:

"Lamento dizer, mas eu tenho um contrato com a FedEx Express para vender o produto rapidamente. 
Se eu esperar por você para veio em Madrid na próxima semana eu não faço nada, porque eu preciso ir em Itália (Roma).
Você não vai me pagar até que você vai ver e inspecionar o produto. 
Tudo que você tem a fazer é comprar os vales paysafecard de loja PayShop e mantê-los até que você vai receber e inspecionar o produto.

Aqui está como essa transação vai funcionar:
Eu preciso de seu nome completo, endereço completo, número de telefone e código postal.
Depois disso você será informado pela empresa FedEx Express via e-mail como o produto está em sua custódia. 
FedEx Express irá informá-lo como comprar os vales paysafecard.
O pagamento será com PaysafeCard depois que você vai receber o produto. 
Na entrega se você não está feliz com o produto você pode enviar o produto de volta para mim sem quaisquer custos você pode ter seu dinheiro de volta por Paysafecard através de vales paysafecard que você já comprou eles.
Vou esperar para o seu e-mail o mais rápido possível para iniciar a transação. 
Vou dar-lhe o meu cartão de identidade para ver que eu sou uma pessoa séria.

Obrigado por entendimento,
João"

Aqui a minha resposta foi:

"Ok, eu pago o produto em dinheiro à FEDEX no momento da entrega e após verificar que está tudo bem

Envia para:

Inspector .... (nome inventado)
Polícia Judiciária - Departamento de Crime Informático
Rua do Município, 15
8000-398 - FARO


Jorge Fernandes"

Como é óbvio, o artista não vai aceitar efectuar o negócio nestas condições. 

Fica o aviso, nunca confiar em negócios em que o modo proposto para efectuar o mesmo seja deste género. Outra coisa a ter em conta é o tempo que o vendedor tem de registo nos sites acima assinalados... é de desconfiar de negócios com valores muito bons de vendedores registados recentemente.

Todo este caso vai ser enviado para as autoridades para que lhes seja mais fácil deter estes artistas.

Jorge Fernandes

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Incêndio em autocarro

Terça feira, 29 de Março de 2011