Roubo de identidade - OLX

Todos sabemos como são as coisas da vida e da internet.

Como em tudo na vida, há sempre alguém a tentar enganar os outros e desta vez voltei a ser enganado.

A primeira burla de que fui alvo está a ser resolvida em tribunal com o burlão devidamente identificado e a ser julgado neste momento por burla.

A minha mais recente actividade com os burlões aconteceu a semana passada e da mesma da apresentei queixa às entidades policiais e judiciais.

O caso aconteceu na sequência de um negócio de um tablet que tenho à venda no site OLX. Uma pessoa contactou-me através do sistema de mensagens do referido site indicando a sua intenção de comprar o tablet. Para a realização do negócio imponha 3 condições: que eu suportasse o custo dos portes de envio, que ele faria o pagamento por transferência bancária e terceira, e última condição, para que efectuasse a referida transferência bancária, eu deveria enviar-lhe uma copia de um documento de identificação para ele estar salvaguardado em caso de possível burla.

Para dar um pouco mais de credibilidade ao que me pedia, enviou-me uma cópia de um cartão de cidadão como sendo o seu.

Até aqui nada me fez imaginar que estava a "levar um baile".

Assim fiz - enviei uma cópia do meu cartão de cidadão através do mesmo sistema de mensagens do OLX. 

A "porca começou a torcer o rabo" quando logo de seguida a pessoa me pede que a contacte no dia seguinte porque tinha 2 negócios pendentes e quando eu lhe tento responder que OK, a mensagem já não podia ser enviada porque o utilizador não estava registado no OLX e o mesmo já tinha saído do site...

Comecei logo a pensar o pior, e o pior confirmou-se ontem quando fui à esquadra da PSP do Aeroporto de Faro e lhes contei a minha desconfiança.

A partir deste ponto levei um valente "soco no estômago" com as informações que recebi. O Cartão de Cidadão que o potencial comprador me enviou é de uma pessoa do Porto que após contacto telefónico da PSP indicou que também ele foi alvo deste ROUBO DE IDENTIDADE tendo ele efectuado já duas queixas na própria PSP.

Assim sendo, e para salvaguarda do que possa acontecer, já efectuei queixa contra desconhecidos na PSP e na Polícia Judiciária. Hoje já fui emitir um novo Cartão do Cidadão tendo o anterior sido anulado com a indicação no sistema informático que foi roubado.

Aconselho os potenciais negociantes do OLX e outros sites do género a nunca enviarem cópia dos documentos de identificação seja porque motivo for e por último, se chegou a este blogue ao pesquisar o meu nome (Jorge Augusto da Silva Fernandes) porque alguém lhe enviou uma cópia do meu Cartão do Cidadão, aconselho-o a contactar de imediato as autoridades a contar a história - foi ou vai ser burlado de certeza.

Jorge Fernandes

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Incêndio em autocarro

Terça feira, 29 de Março de 2011