O EMBUSTE da coligação PàF - os factos desmentem mais um embuste

DN online - 19 março @08:33

País tem "cofres cheios" para satisfazer compromissos, diz ministra das Finanças
PUB
Maria Luís Albuquerque falava quarta-feira à noite na sessão de encerramento das jornadas da JSD. Garante que Portugal consegue "gerir com tranquilidade" eventuais perturbações de mercado.

A ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, disse na quarta-feira que o país tem "cofres cheios" para honrar os seus compromissos na eventualidade de surgirem perturbações no funcionamento do mercado.

" [A dívida pública] está, de facto, ainda muito elevada(...).Mas hoje, quando olhamos para a dívida pública, está lá tudo e está também o conforto de saber que, para além disso, temos cofres cheios para poder dizer tranquilamente que se alguma coisa acontecer à nossa volta que perturbe o funcionamento do mercado, nós podemos estar tranquilamente durante um período prolongado sem precisar de ir ao mercado, satisfazendo todos os nossos compromissos", garantiu Maria Luís Albuquerque.

Em Pombal, distrito de Leiria, na sessão de encerramento das jornadas da JSD "Portugal nas tuas mãos", a governante afiançou que esta situação permite o pagamento de salários, de pensões ou fazer os reembolsos da dívida, "mantendo tudo a funcionar sem perturbação".

"E isso é uma parte que também contribui para os números da dívida, mas é uma parte que está posta de lado e que nos permite gerir com tranquilidade tudo aquilo que vai acontecendo", afirmou a ministra, adiantando que quando quem está de fora olha para Portugal vê um país que "num período de quase quatro anos efetivamente conseguiu dar a volta".

JN online - 16 junho

"O que nos dá tranquilidade é que de facto, e apesar de não ter sido bem interpretada, temos os cofres cheios. É certo que é valor de dívida mas é essa almofada financeira que nos permite hoje enfrentar, do ponto de vista do financiamento do tesouro português, algum desenvolvimento mais desfavorável do mercado, seja este ou outro que possa ocorrer", disse Maria Luís Albuquerque aos jornalistas, após o encontro dos ministros das Finanças da zona euro.


RR online - 10 novembro @11:48

A ministra das Finanças reafirma que os cofres do Estado estão cheios e especifica que contêm 7,8 mil milhões de euros.

Maria Luís Albuquerque respondia, no Parlamento, à deputada dos CDS Cecília Meireles: "O que temos é uma situação consolidada. Temos uma reserva financeira, um cofre cheio com quase 7,8 mil milhões de euros que nos permitem fazer reembolsos. Isso dá tranquilidade. Um desvio teria um preço muitíssimo mais elevado", referiu.


Expresso online - 4 dezembro @8:25

Défice em risco. Governo gastou em novembro um terço da almofada financeira, diz a UTAO

Segundo a Unidade Técnica de Apoio Orçamental, o Governo PSD/CDS gastou em novembro 278,3 milhões de euros da almofada financeira de 945,4 milhões de euros. A meta do défice fica em risco

O governo da coligação PSD/CDS gastou em novembro 278,3 milhões de euros da almofada financeira de 945,4 milhões de euros prevista no Orçamento do Estado de 2015, segundo o relatório da execução orçamental da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) que apoia o Parlamento. Com a redução de um terço do montante, a meta do défice está comprometida.
De acordo com a equipa da UTAO, em novembro foram retirados da dotação provisional 278,3 milhões de euros, essencialmente para despesas com pessoal dos Ministérios da Educação e Justiça, não sendo prestada informação sobre a evolução da reserva orçamental. Até ao fim de outubro, o anterior Governo utilizara 351,5 milhões de euros: 194 milhões da dotação provisional e 157,5 milhões da reserva orçamental.
Com a informação disponível até ao momento, a UTAO conclui que até novembro foram gastos 629,8 milhões das duas componentes da almofada financeira, o equivalente a dois terços dos 945,4 milhões inicialmente inscritos no OE2015.
CONCLUSÃO - A ALMOFADA DOS COFRES CHEIOS AFINAL NÃO PASSA DE UMA ALMOFADA CHEIA DE MERDA DE EMBUSTES DOS CANALHAS QUE NOS GOVERNARAM NOS ÚLTIMOS 4 ANOS.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Incêndio em autocarro

Terça feira, 29 de Março de 2011