Alguns conselhos - Segurança Rodoviária

Aproximamo-nos a passos largos para mais uma época festiva. O Natal e a Passagem de Ano já espreitam e andamos atarefados com as compras e os preparativos.

Muitos de nós vão de viagem até locais mais ou menos distantes. Como é sabido, sou um profissional do volante, e sem querer fazer da minha pessoa o melhor condutor do mundo, pensei deixar aqui alguns conselhos para aqueles que se farão à estrada. A mim, que já tive envolvido num acidente com uma vítima mortal, custa-me imenso ver as notícias de mortes na estrada, e infelizmente, passo demasiadas vezes por acidentes.

Vamos começar pela velocidade. “Correr” muito não é sinal de ser bom conductor. É exactamente o contrário. O bom conductor deve adequar a condução às condições que se lhe apresentam. O acto de conduzir deve ser também um acto racional. Por exemplo, numa viagem de Vila Real de Santo António ao Porto, a distância são uns meros 600 kms. Vou usar esta viagem porque é uma das que mais amo e que mais vezes fiz na vida. Se considerarmos uma velocidade média constante de 120 km/h, vamos demorar 5 horas, isto sem contar com as paragens que se devem efectuar a cada duas horas (no mínimo). A 120 km/h uma viatura percorre 33,33 metros em cada segundo. A maior parte das nossas auto estradas são perfeitamente seguras para circularmos a essa velocidade. Agora pensemos em efectuar a mesma viagem a uma velocidade média de 100 km/h. A essa velocidade “já só” percorremos 27,77 metros por segundo. Há uma diferença de 6 metros por cada segundo de viagem e de uma hora na mesma viagem de 600 kms. Mas estes 6 km/h são excelentes em vários sentidos. 6 km/h são suficientes para uma travagem mais eficiente e em segurança, além disso, o consumo de combustível desce consideravelmente. Como vemos, 6 km/h são mesmo nossos amigos. E se queremos chegar à mesma hora, basta-nos sair do nosso ponto de partida, uma hora mais cedo.

Mas na condução, a velocidade é apenas um dos factores que “baralham” o sistema. As condições climatéricas são uma vertente importantíssima das nossas viagens. Tempo de muito calor aumentam a sensação de cansaço. O sol é muita vezes factor de encandeamento e redução da visibilidade. A chuva, aumenta as distâncias de travagem e origina bastantes sustos por deslize das viaturas. O vento, esse temeroso invisível, capaz de fazer as nossas viaturas andarem de um lado para o outro na estrada como folhas de papel.

O cansaço, esse monstro que mata… Muitos podem dizer que fazem viagens compridas sem serem afectados pelo sono… Eu acho que mentem… Quem passa muitas horas ao volante sente sempre sono em algum determinado momento. E isso não depende só da quantidade e da qualidade do descanso. Já tive dezenas de viagens, nem muito longas, e depois de ter descansado bem em que o sono me assaltou “forte e feio”. A melhor arma para combater o sono??? Cada um terá a sua táctica. Mas sem dúvida nenhuma a melhor é parar e andar um pouco, beber uma água fresca (com gás de preferência). Beber café funciona para muitos… a mim não me faz nada de nada. Mas por favor, nunca tentem derrotar o sono… ele, mais cedo ou mais tarde vai acabar por ganhar a guerra. Uma hora perdida numa viagem, compensa uma vida.

O estado da viatura é parte fundamental de cada viagem… Tantas vezes, por diversas razões, descuramos a manutenção das nossas viaturas. É burrice autêntica fazê-lo. Os pneus não devem NUNCA ser usados quando a marca de desgaste já está atingida. Focar correctamente as luzes da viatura proporciona uma visão à noite bastante mais segura além de que não incomoda o vizinho da frente em ambos em sentidos. Os travões são bem mais importantes que a potência do motor. Sem eles…. é o fim.
Quando viajamos com crianças, a viagem pode ser quase massacrante… Já todos fomos crianças e aborrecíamo-nos imenso. Arranjem uma distração para as crianças. Hoje, muitas das nossas viaturas têm sistemas multimédia bastante bons e que nos ajudam a manter as crianças entretidas. Um leitor de DVD portátil para um carro custa baratíssimo… Invista um pouco e ganhará kms de qualidade e verá as suas crianças muito mais bem dispostas à chegada. Não se esqueçam que as crianças precisam muitas vezes de mais paragens e de paragens mais prolongadas. Pense nelas…

Com certeza todos conhecemos uns senhores que costumam estar na berma da estrada decom uniforme vestido. Sim, os militares da GNR-BT… Todos os tememos um pouco mas eles são a nossa melhor ajuda em imensas situações. Eles conhecem a área de intervenção como ninguém. Sabem o estado das estradas e conhecem todos os atalhos. Não tenham problemas em parar e pedir-lhes ajuda ou então parem apenas e só para os cumprimentar. A principal função deles é zelar pela nossa segurança.

E agora, que o texto vai longo, deixo apenas uma mensagem: o principal desta época natalícia é o encontro com as pessoas que amamos. Não as faça esperar em vão!

Boas viagens,


Jorge Fernandes

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